10 razões pelas quais seu negócio não expande

Existem muitas razões que impedem a expansão de uma empresa ou atividade, mas há dez fatores essenciais que podem ser facilmente observados e corrigidos

O resultado de um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010 é bem assustador: de cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. E segundo o Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa, entre as principais razões para a mortalidade precoce das empresas estão a falta de planejamento e o descontrole na gestão.

A WISE, organização internacional que utiliza a metodologia administrativa do escritor e filósofo L. Ron Hubbard, tem ajudado empreendedores em mais de 180 países a não só manterem seus negócios abertos, mas expandindo e prosperando.

Com base nas diretrizes de gestão usadas pelos consultores da WISE, especialmente a consultora Renata McDonald da empresa My Business Consultant, aqui estão as dez razões principais que bloqueiam os negócios e a expansão de qualquer empresa:

1. Falta uma meta clara para a qual a empresa se direciona

O objetivo de “tornar-se rico” ou “ser o melhor” é vago para levar uma empresa inteira à ação de tornar o sonho de sucesso uma realidade. Você deve extrair da sua visão, a meta principal de sua empresa. Ela deve ser apresentada de forma clara e passos exatos devem ser formulados em um plano real e factível.

2. Você não está investindo capital em direção à expansão ou para a realização de sua meta

Se suas finanças são só suficientes para manter seu negócio, nunca haverá dinheiro para investir em si mesmo ou em seu negócio para que cresça. O primeiro passo é aumentar sua produção e planejar melhor suas finanças.

3. Seus colaboradores são incompetentes e você os mantém

Funcionários desqualificados ou que não tem a habilidade e caráter necessários para a posição devem ser dispensados. Dá menos trabalho recrutar outro do que manter alguém que causa problemas.

4. Você não providenciou materiais de treinamento para seus colaboradores e suas funções

É muito importante que exista um manual de instrução específico para cada cargo e que seus funcionários o estudem e tenham acesso imediato a ele para consultas diárias. Se não há um direcionamento claro do que fazer e como fazer, muitos mais erros serão cometidos. Invista em treinamento de funcionários.

5. Você não tem nenhum método confiável para verificar a produção de cada colaborador e da empresa como todo

É extremamente importante que cada posição dentro da empresa tenha um método de monitoramento de produção através de estatísticas. Da mesma forma, os índices vitais de seu negócio devem ser meticulosamente medidos. Sem um acompanhamento semanal da receita, número de produtos ou serviços vendidos, novos clientes etc., você estará totalmente perdido.

6. Você não tem um sistema de controle de qualidade

Ganhar dinheiro fácil e rápido é bem diferente de manter uma empresa com produtos e serviços de qualidade. Se quiser continuar no mercado e ainda expandir, sempre certifique-se que há um controle de qualidade.

7. Você está provendo um serviço ruim aos seus clientes e não o que você pensa

Para corrigir isso, pesquise seus clientes com frequência e observe seu público alvo bem de perto. Verifique as reclamações e o que eles precisam e desejam. Entregue o serviço melhor do que seus concorrentes.

8. Não há um método claro e direto para que seus clientes se comuniquem com sua empresa

L. Ron Hubbard escreveu: "Se um indivíduo não pode se comunicar, ele não pode ser pago. Comunicação é o pagamento da vida. Se você não puder se comunicar, não poderá ser pago, e isso é tudo que há a respeito deste tema.” Por isso, certifique-se que há sempre formas e meios bem conhecidos por seus clientes de envio de comunicação à empresa. E, obviamente, responda todas as mensagens e solicitações com velocidade e qualidade.

9. Você está fazendo tudo sozinho

Para crescer, é necessário, em certo ponto de avanço da empresa, delegar seus deveres e responsabilidades a um colaborador bem escolhido e treinado. Se não fizer isso, ficará sobrecarregado e a empresa não alcançará a produção suficiente e necessária para crescer e prosperar.

10. Você não tem um plano de marketing estratégico baseado em pesquisas

Seu time de marketing precisa pesquisar o seu público alvo exato para saber o que eles precisam e desejam. Em seguida, é necessário criar uma demanda para isso, e na divulgação, mencionar sua empresa como a única capaz de prover essa demanda. Certifique-se que a comunicação da mensagem seja brilhante e que os resultados incluam um aumento nas vendas.

Se precisar de assistência para colocar as dicas acima em prática, os consultores da WISE poderão ajudá-lo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento