10 motivos para o fracasso de um líder
10 motivos para o fracasso de um líder

10 motivos para o fracasso de um líder

O que leva um líder ao fracasso? Neste artigo aponto 10 motivos fundamentais. O quinto é o mais crítico

Se você chegou aqui é porque gosta de listas tanto quanto eu, não é mesmo? É provável que já tenha lido algum artigo meu, pois pesquiso e atuo com formação e desenvolvimento de lideranças há muitos anos e neste tempo descobri diversos fatores que levam um gestor ao fracasso. Já atuei como gestor em empresas de médio e grande porte, além de organizações sem fins lucrativos. Também convivi com gestores totalmente inadequados.

Tudo isso me fez criar, além deste artigo, o programa “Mentoria de Liderança”, além das palestras sobre o tema que realizo por todo Brasil para empresas dos mais variados segmentos. Nesta convivência acabo ouvindo e recebendo relatos por e-mail de pessoas altamente frustradas com seus gestores.

O fracasso na condução de equipes e na geração de resultados para as empresas leva ao fracasso pessoal, à baixa autoestima, à depressão e até mesmo à demissões. Por isso separei dez motivos que levam um gestor, em qualquer ramo de atuação, ao fracasso. Meu propósito é apontar os motivos e em outro artigo apresentar soluções e dicas para o sucesso na liderança. Certamente não é uma lista definitiva, mas aponta motivos para você analisar e refletir se está livre deles.

DEZ MOTIVOS PARA O FRACASSO DE UM LÍDER

  1. Falta de foco – gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo, geram desmotivação;
  2. Excesso de foco – o extremo oposto também é ruim. Conheci gestores que tinham uma tendência de só olhar para determinado aspecto (muitas vezes foco no problema) e assim perderam a visão estratégica e de solução;
  3. Arrogância – já tratei deste tema em outro artigo, mas um líder que acha que sabe tudo afasta as pessoas e torna-se solitário justamente num momento onde é necessário saber trabalhar em equipe para render melhores resultados;
  4. Falta de prioridades – o gestor que não consegue organizar sua agenda e definir suas prioridades acaba geralmente cheio de tarefas nada estratégicas e o resultado é mais uma vez a perda de produtividade pessoal e da equipe;
  5. Comunicação falha – faz parte do papel de liderança saber dar e receber feedback. Ouvi de muitos funcionários a queixa que seu gestor só sabia chamar a atenção, mas nunca elogiar. Este é o motivo mais recorrente;
  6. Querer agradar – o gestor que tenta agradar a todos ou a maioria consegue exatamente o contrário, perdendo a confiança da equipe e gerando uma imagem distorcida a seu respeito. Já trabalhei com chefe assim e o que eu e meus colegas da época lembramos é quanto este gestor não transmitia segurança e confiabilidade;
  7. Perfeccionismo – cabe ao gestor, em geral, uma função mais estratégica e menos operacional. Aquele que fica em cima dos funcionários preocupado com detalhes perde tempo e mais uma vez o respeito de seus colaboradores;
  8. Indecisão – quem assume um cargo de liderança tem que tomar decisões constantemente e não pode fica em cima do muro. O gestor indeciso enfraquece a equipe fazendo com que outro assuma moralmente seu papel;
  9. Resistência – vivemos em um mundo de mudanças constantes e o gestor que não acompanha estas transformações de modo flexível fracassa. Muitos não sabem ou não querem ouvir sugestões e isso os afasta cada vez mais da equipe e dos resultados esperados para seu negócio;
  10. Melancolia – o gestor deve ser o primeiro a manter a motivação em alta. Aquele que vive melancólico, baixo astral e pessimista, mesmo que a situação não esteja maravilhosa, leva a equipe, a empresa e a si próprio para o fracasso.

Então, o que achou desta lista? Faltou algum item? Na sua opinião, por que alguns líderes fracassam? Deixe seu comentário, sua opinião, sua sugestão. Seu comentário ajuda na elaboração de novos artigos. Grande abraço!

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