10 motivos para inovar

Algumas empresas questionam os motivos da inovação. Este artigo explica os benefícios da inovação e porque fazer da inovação uma premissa em todas empresas. Inovação é o combustível da administração moderna

1)Encantar clientes e públicos de interesse

A inovação é o combustível da Administração moderna somente ela atrai de forma intensa a atenção de clientes, de stakeholders. A característica da inovação deve encantar não apenas clientes, mas fascinar investidores, fornecedores e funcionários.A fascinação transborda da cultura organizacional e do espirito que é criado internamente para o ambiente exterior. O que é reproduzido no ambiente externo é um reflexo do que é cultivado dentro da empresa. Um exemplo mundial de inovação é a Apple, uma empresa inovadora e confiável, seus acionistas e fornecedores são encantados com o nível de inovação da empresa e confiam nela como organização inovadora.

. A empresa que não inova está sujeita ao fracasso

2) Sobreviver em um mercado competitivo

Quando o consumidor vai ao supermercado e verifica dois produtos com preços semelhantes ele optará pelo produto inovador, esta inovação pode ser uma embalagem, uma lata de atum que é necessário utilizar abridor e a outra lata inovadora, que a tampa é de fácil abertura, produtos com inovação agregada são os que sobrevivem.

3) Criar vantagem competitiva

Michael Porter famoso estrategista americano relata que uma das formas de competir é diferenciando. O ato de agregar inovação a um produto, serviço ou empresa é o gerador de vantagem competitiva, a inovação no mundo da tecnologia tornou-se uma força de forma que o conhecimento é um tesouro valioso.

4) Dominar a guerra pelo conhecimento

Um ativo intangível que as organizações estão gastando bilhões de dólares, para desenvolvê-lo, uma preocupação mundial por investimento em pesquisa e desenvolvimento.

5) O tempo de inovação

Vivemos o tempo do conhecimento, onde o capital intelectual vence a força de trabalho física, transformando pessoas no maior ativo das organizações, pois é junto delas que o conhecimento é desenvolvido.

6) Os funcionários necessitam de um ambiente inovador

A maioria das organizações investem em planos de carreiras para funcionários, de maneira que os mesmos tornam-se tesouros guardados da organização. A inovação gera vantagem competitiva, o setor de recursos humanos do Google onde o organograma é inovador trabalham só os “The best of ” .

7) Os clientes amam a inovação

Inovar deixou de ser um ato de requinte tornando-se uma atitude estratégica para quem deseja vencer em um mercado.

8) O inovador cria novos hábitos

A inovação em 2015 é mais do que uma ferramenta empresarial, é um estilo de vida. Aderir ao espirito da inovação mudou a rotina de bilhares de pessoas no mundo, transformou o hábito do descanso noturno no entretenimento de responder mensagens.

9.Posicionamento como inovadora

Quando uma empresa se define como inovadora, não significa apenas aderir uma tecnologia de alto impacto que é utilizada apenas por conhecedores de alta tecnologia. A inovação é criar um novo hábito, preocupada com todos os perfis de usuários. Apesar de algumas personalidade não reconhecerem, Jobs tinha uma filosofia de elaborar produtos pensamento na facilidade de sua utilização. Fez assim como Apple I e Apple II, o Macintosh. Ser inovador é simplificar a utilização da tecnologia.

10) A inovação é o combustível da Administração moderna

Minha ultima dica para quem deseja inovação é aceitar a inovação. Pois a inovação não dependerá de sua escolha, sua resposta seja SIM ou NÃO, a inovação não retrocederá. É o combustível de empresas no mundo. É o sabor. É a fonte de energia. Independente da opção dos administradores e filósofos do ano de 2015 a inovação continuará, então o jeito de não ser prejudicado e perder bilhões de dólares é aderir a inovação, cultiva-lá em culturas organizações inovadores, em processos inovadores, produtos inovadores, modelos de gestão inovadores, até ser posicionado mundialmente como inovador. Não pode faltar combustível na Administração moderna, e ele é a inovação.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento