10 habilidades necessárias para o desenvolvimento da excelência

Não tenha medo de tentar nem se culpe quando fizer algo que não dê certo. (Luiz Gasparetto)

Antes de listar qualquer habilidade, gostaria de informar que desenvolver qualquer uma delas é perfeitamente possível. Nos estudos sobre Inteligência, Howard Gardner, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, defende que é possível este desenvolvimento. E alguns estudos que venho conduzindo com adolescentes mostram que, realmente, isso é possível, apesar de algumas teorias anteriores sobre inteligência tratarem o assunto de forma oposta, como se a inteligência fosse algo latente e imutável.

A decisão de escrever este post, partiu do questionamento de alguns alunos quando discutíamos sobre necessidade da busca por excelência nas empresas e ele se reportou aos profissionais liberais.

Então, passamos a estudar o caso de empresas e profissionais de reconhecida excelência no mercado e, com base em uma série de documentos (livros, filmes, artigos etc) identificamos 10 características semelhantes.

Indicamos, a seguir, cada habilidade e algumas indicações sobre elas.

1) Aprendizagem

Aprender é uma necessidade humana. Em qualquer atividade que você pretende desenvolver, caso queira resultados favoráveis, tem que entender exatamente o que está fazendo, compreender os processos inerentes à atividade em questão para, a partir desta compreensão, desenvolver métodos e técnicas que favoreçam crescimento.

No entanto, paradoxalmente, vivemos em uma sociedade que está evitando processos e aderindo à cultura do imediatismo. O professor Mário Sérgio Cortella ilustra muito bem esta condição no vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=I7er3kYNxZw

Adquire excelência quem está disposto a compreender e otimizar processos.

2) Concentração

Vivemos a cultura das múltiplas funções! Enquanto você lê este post, pode ser que esteja ouvindo a música da banda do momento, lendo suas mensagens em alguma rede social, observando se chegou alguma mensagem em seu e-mail... Enfim, fazemos muitas coisas ao mesmo tempo sem dedicar o tempo necessário a uma em específico. Isso faz com que não observemos detalhes, muitas vezes importantes, de algumas questões das quais estamos tratando.

Busque se concentrar nas suas tarefas! Isso fará que sejam desenvolvidas de forma mais rápida e com maior eficácia.

3) Discernimento

Muitas vezes precisamos julgar o que é certo ou errado diante de uma situação qualquer que nos é apresentada. Quais as vantagens e desvantagens de assumir determinado risco ou fazer determinada opção? Aprendizagem e concentração lhe trazem a possibilidade de discernimento frente a decisões a serem tomadas.

Dependendo da decisão que se toma, os resultados podem perdurar por uma vida inteira. Assim, é necessário sempre ter discernimento acerca de tomadas de decisão.

4) Paciência

Elemento importantíssimo! A falta desse elemento pode pôr a perder negócios que nem sempre são imediatos. No entanto, quando aprendemos a administrar a paciência, podemos perceber oportunidades em negócios que, em função do tempo, podem parecer impossíveis de concluir. Grandes empreendedores, como Donald Trump, às vezes levam anos em suas negociações. Você teria paciência para situações que demandam muito tempo?

5) Planejamento

Desenhos animados podem nos trazer lições muito valiosas.

A questão do planejamento e da execução correta das atividades é a forma mais eficaz de chegarmos aos resultados desejados no menor intervalo de tempo com os menores custos possíveis.

É outro contraponto da sociedade moderna. Poucas pessoas se preocupam com o planejamento de suas ações. Não se preocupam, sequer, em planejar as suas vidas. Assim fica difícil conseguir algum resultado satisfatório em qualquer área da vida.

6) Estratégia

Não escrever muito aqui, porque vou indicar uma palestra extraordinária sobre este assunto. Espero que gostem: https://www.youtube.com/watch?v=yMSETYWzSn4

7) Flexibilidade

Você consegue se adaptar a mudanças? O que você faz com o erro?

Adaptação e flexibilidade são necessidades de uma sociedade que, nas palavras de Zigmount Bowman, passa por transformações rápidas. Uma sociedade plástica que, em tempos muito curtos passa por transformações que, em muitos casos, principalmente no campo da empresa e da indústria, precisa se adaptar a novas situações quase que constantemente. A leitura das obras deste autor é importante para compreender como as mudanças ocorrem e como a linguagem entre duas gerações contíguas é afetada por isso.

No processo de Marketing, por exemplo, a compreensão desta linguagem e transição da linguagem é importante para que a empresa continue atingindo seus públicos.

8) Técnica

A técnica é resultado de uma série de construtos obtidos a partir da aprendizagem, seja formal ou informal. Desenvolver técnicas significa otimizar um processo que vinha ocorrendo de forma ineficiente. Mas, para desenvolver técnicas, é necessário estudo e repetição. A repetição da técnica vai reduzir a probabilidade de ela se mostrar ineficaz em um momento futuro. O objetivo é desenvolver técnicas que resolvam um determinado problema em 100% dos casos.

9) Criatividade

A necessidade de pessoas criativas é urgente. À medida que o tempo passa, percebemos que a criatividade está se tornando uma “mercadoria” cada vez mais em falta no mercado.

Qual a importância da criatividade e qual sua relação com a inovação, algo tão necessário em nossos dias? O vídeo a seguir é muito legal: https://www.youtube.com/watch?v=d9oAIsEBclI

10) Autoconfiança

Se você não acredita nas suas propostas, quem vai acreditar?

Qualquer ideia que você tenha, por mais absurda que pareça, apenas tem a possibilidade de prosperar se você acreditar nela.

Apenas ratificando: qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades citadas. Não estou dizendo que seja uma trilha simples, mas posso garantir que é a uma trilha onde você pode surpreender-se muito consigo mesmo durante o processo.

Forte abraço fraterno!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento