10 ensinamentos do filme "Missão Impossível 5: Nação Secreta" para o mundo dos negócios

Confira algumas simples atitudes vistas no filme, que podem influenciar diretamente nos resultados em momentos de negociação

Que eu gosto de filmes de ação, não consigo negar. Principalmente, em se tratando da franquia de Missão Impossível. Ao assistir ao Nação Secreta, lançado no Brasil no último dia 13, prestei atenção a algumas das cenas mais que outras. Simplesmente, porque representam claramente que as nossas atitudes influenciam diretamente os resultados que iremos obter em meio ao mercado.

1. Planejamento é a base de tudo. Não importa qual o seu tipo ou tamanho de negócio, o planejamento sempre será importante. Através dele, você poderá traçar as estratégias que irão reger as os seus passos futuros. E se você se antecipar ao possível problema, poderá se defender das crises e driblá-las.

2. Tentar, tentar e tentar... Deu errado, busque o resultado de outra forma. Deu errado de novo? Que tal avaliar onde está o possível erro e tentar novamente? O que não vale é abaixar a cabeça e ser golpeado.

3. Você vai ouvir vários “nãos” durante o caminho, mas isso não pode lhe derrubar, lhe fazer desistir do seu objetivo. Se você acredita com todas as forças no seu potencial e que vai conseguir o melhor resultado, não pode se deixar abalar pelas viradas de costas e falta de apoio que podem acontecer por vezes. E olhe que isso pode vir de pessoas bem próximas. Resta saber lhe dar com isso...

4. Arriscar é preciso se há confiança no seu taco. Claro que (voltando ao primeiro tópico) com planejamento. As mudanças são necessárias e já dizia o nosso célebre Dale Carnegie: “Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da 'segurança' nunca vai muito além da margem.”. Depois dessa, não preciso dizer mais nada, certo?

5. É importante estar conforme a situação ou ambiente, pois não adianta falar que a aparência não influencia. De acordo com o seu segmento de mercado, aquele almoço um tanto informal, o jantar de negócios ou o happy hour podem definir um momento importante para a sua negociação e se adequar ao ambiente e/ou à situação pode ser um ponto crucial para que o resultado seja positivo.

6. Olhar nos olhos no momento de negociação é básico. Poderão fazer você conduzir bem a reunião. Lembre-se que a linguagem não verbal é de longe muito importante em uma negociação. Estudos afirmam que mais de 80% da comunicação entre as partes é através dela.

7. A firmeza ao falar transmitirá mais segurança. A entonação e a voz firme se sobressairão a um possível nervosismo ou sensação de dúvida. Se o seu corpo por si só, já fala, a sua boca precisa se encaixar perfeitamente à essa realidade...

8. Preparação é importante. Estude, busque informações, acompanhe o mercado, o setor em que está inserido, concorrência, clientes, enfim, os seus stakeholders. Eles lhe dirão até mais do que você precisa para saber como agir. Esteja sempre por perto.

9. Faça-se lembrar. Quando se fala em site de busca, redes sociais, lã de aço, parque de diversão ou empresa de aviação, quais nomes vieram à sua mente? Esse é um fator interessante, pois ficam marcados de uma forma em nossas mentes, que, às vezes, nem nós mesmos podemos imaginar quando ou como isso ocorreu. Mas o fato é que o Marketing Pessoal é essencial para o mundo dos negócios. Ele é um bem intangível e, se bem trabalhado, de valor inigualável. Sendo exemplo no seu ramo de atividade, desenvolvendo a sua rede de relacionamentos, oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade, enfim... Todos esses fatores serão valiosíssimos para a sua carreira. Trabalhe bem o seu branding.

10. Saiba agradecer. Quando você estava começando, crescendo, pode ter recebido apoio de poucos. Mas esses poucos precisarão ser lembrados. Alguns laços precisam ser cativados e cultivados. Ninguém cresce sozinho. Muito menos, uma organização. Tratar as pessoas com respeito e incentivá-las a crescerem junto com você, não apenas a fará uma pessoa melhor, mas você se sentirá uma pessoa melhor.

Já viu o filme? Caso ainda não, confira o trailer de pouco mais de 2 minutos, abaixo:

E então, o que achou das observações? Deixe o seu comentário.

ExibirMinimizar
aci baixe o app