10 dicas para sobreviver à crise econômica brasileira
10 dicas para sobreviver à crise econômica brasileira

10 dicas para sobreviver à crise econômica brasileira

Diariamente estamos acompanhando as estórias sobre a crise mundial atual... Olhem à sua volta! Crise na Petrobras, Operação Lava Jato, preço do barril de petróleo caindo, corrupção, juros absurdos, aumento das contas de luz, gasolina, desemprego, empresas com nome no mercado fechando suas portas, escândalos, desvalorização do Real, empresas deixando o país, cortes de gastos, falta de investimento e por aí vai

Macaé, que antes era conhecida como a "capital nacional do petróleo", hoje aparece nos noticiários como "cidade fantasma" ou "reduto dos desempregados"! Amigos perdendo seus empregos e falta de vagas. São tantas e diferentes notícias que vemos dia-a-dia que, consequentemente, o medo do povo brasileiro diante desse quadro tem crescido e se espalhado. Passar por esse momento de crise é essencial!

Diante desse cenário caótico, tenho pensado em como "sobreviver" a esse momento atual e quero compartilhar algumas ideias minhas:

1. Faça uma faxina financeira. Analise sua vida financeira e descubra tudo aquilo que é supérfluo. Segundo estudos, 25% dos nossos gastos são supérfluos. Corte-os!

2. Controle seus gastos. Num mercado onde todas as empresas lutam pela sobrevivência e cortam todos os custos extras, precisamos aprender com essa situação e começarmos a cortar nossos custos pessoais também! Economize!

3. Seja cauteloso. Temos de nos programar para fazer os pagamentos e evitar adquirir longos financiamentos.

4. Livre-se das dívidas. É exatamente nesses momentos que os credores também oferecem as melhores condições para negociações.

5. Seja um agente de mudanças. Colabore e implemente mudanças que forneçam lucratividade para sua empresa.

6. Destaque-se. É no momento de crise que você pode se destacar dos demais. Como? Inovando seus processos de trabalho, trazendo ideias de corte de custos para a sua empresa.

7. Fique antenado. É um momento de se manter informado sobre o mercado e acompanhar as mudanças que estão ocorrendo.

8. Adapte-se. Durante uma crise precisamos fazer trocas, como adquirir um carro mais em conta, uma TV aberta com menos canais e assim por diante.

9. Motive-se. Esse é um momento e, como todo momento, passa. Precisamos acreditar e buscar novas soluções. Motivação é algo intrínseco. Coloque metas e siga-as. A crise está aí, mas o mundo não pode parar.

10. É preciso se reinventar. Criar algo a partir do que já existe, transformar a si, a algo ou outrem, transformar o cotidiano, sair da rotina. É preciso achar um novo eu.

"Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la." - Peter Drucker

Espero que essas dicas possam ajudá-los! Participe e compartilhe conosco suas idéias também. Uma boa leitura!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento