10 dicas para ser produtivo no seu empreendimento

Ser empreendedor necessita de muita determinação, vontade de quebrar rotinas, hábitos, persistência, perseverança e foco no objetivo, isso todos nós empreendedores sabemos, não é verdade?

Sempre que tenho oportunidade “brinco” com meus clientes dizendo que o micro e pequeno empresário é literalmente um faz tudo, se formos comprar com um time de futebol, o empreendedor precisa bater o tiro de meta, defender, armar as jogadas, bater falta e ainda apitar o jogo, com um detalhe que eu não posso deixar passar, tudo isso ao mesmo tempo. Talvez você já tenha ouvido essa comparação, se não ouviu tenho a certeza que ouvirá em algum momento, e ouvirá simplesmente pela variedade de coisas que fazemos a todo instante, e infelizmente essa é uma das causas de tantos não conseguirem sucesso em médio prazo ou longo prazo. Como fazer isso tudo bem feito sozinho(a)? Isso pode ser quase impossível, digo quase impossível porque alguns conseguem, mas sofrem muito e outros chegam a ficar traumatizados. Pensando nisso resolvi escrever e dividir com você, meus pensamentos e algumas dicas que eu vivi e vivo atualmente sendo empreendedor e empresário.

Vivência

1- Tenho uma meta específica, entendo com certeza do que quero ganhar, compreendo que devo abrir mão de algo para alcançar a meta e preciso dividir as tarefas para atingi-las.

2- Crio o planejamento específico com os passos e as etapas detalhadas para atingimento da minha meta. Criei uma frase que leio diariamente. “Cumprir o planejamento conduz a felicidade”.

3- Treino ações menores para atingir o objetivo principal. Se eu preciso correr uma maratona eu preciso dar o primeiro passo.

4- Procuro entender meus limites de tempo, saúde, idade, família e outros que me limitam direta e indiretamente. Entendo que sou humano com todos os erros e acertos.

5- Tenho Fé e acredito que Deus é a minha força espiritual esta no controle incondicional da minha vida. Orai e vigiai!

6- Busco conhecimento com: parceiros comerciais, amigos, concorrentes e outras fontes que conseguem direta ou indiretamente agregar, motivar e corrigir a minha caminhada.

7- Tenho consciência que preciso, em muitos momentos, exercitar a minha humildade para entender o que os colaboradores, amigos e familiares estão tentando ou dizendo, e transformo isso em ações sem perder o foco.

8- Busco o entendimento, mais tenho convicções claras para persistir e atingir meus objetivos. “Se eu acredito, eu consigo”, tornei isso uma afirmação vital para conseguir qualquer coisa.

9- Crio âncoras (ações específicas em mim) para reforçar a direção correta e não sair do trilho e mesmo que saia em algum momento tenho uma referência para recolocar a locomotiva na direção correta.

10- Trabalhando a meta, o planejamento, agindo, perseverando, persistindo e aprimorando meus conhecimentos, acredito na conquista para obter resultados e atingir a meta.

Todas essas dicas são vivenciadas por mim nos últimos 10 anos, período de grandes mudanças, vividos intensamente com sentimentos de sucesso e fracasso, alegria e tristezas, mas que me motivam a compartilhar e deixar essas dicas a você meu amigo leitor para que reflita sobre a continuidade e prosperidade da sua forma de empreender e do seu empreendimento.

Para terminar sugiro uma analise do que você pode fazer de diferente, ouse, invista porque é no momento de dificuldade que surgem as principais mudanças, mas isso só acontece se você quiser parar de reclamar e fazer o que tem que ser feito. Lembre do velho ditado chinês: ”se quer mudar o mundo, comece mudando a sua casa”

Espero que goste, aprecie e utilize, mas se não gostar por algum motivo, sugiro que questione seus objetivos para confirmação de suas metas.

Entre em contato e/ou comente.

Até breve.

Publicado originalmente em http://e3rv.com.br/fullpost_05.html

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento