10 dicas para conquistar a Produtividade
10 dicas para conquistar a Produtividade

10 dicas para conquistar a Produtividade

Seja mais produtivo e tenha melhores resultados

Pode parecer simples escrever que seguindo dez dicas você alcançará a produtividade desejada. Mas o melhor é que é simples assim! O difícil é sair da zona de conforto, mudar hábitos, criar novas rotinas.

Tenho lido e assistido vários conteúdos de produtividade e não tenho dúvida sobre o que é preciso para ter objetivos claros para tudo que eu me propuser a fazer. O objetivo deste artigo é oferecer uma leitura que questione suas rotinas, instigue a sua criatividade e proporcione a criação de metas específicas, ou um contato mais sério com relação a elas e com isso ajudar na avaliação do seu momento atual em busca da produtividade “perdida”.

Então a minha proposta nesse texto é a seguinte: se você conseguir descobrir onde você quer ser mais produtivo, especificamente, e sentir a emoção do que você vai ganhar com essa produtividade, será beneficiado com um aprendizado que poderá tornar seus objetivos atingíveis.

Tudo bem então, aí você pode pensar: "Já tentei ser mais produtivo várias vezes e até agora nada. Aí vem um cara escrevendo que ser produtivo é fácil! É porque ele não sabe da minha vida, meu emprego! Ele não tem a mulher, o marido ou o filho que eu tenho!"

Realmente é verdade, cada um tem as suas dificuldades, só quem vive é quem sabe. E pensando nisso é que volto a perguntar: Onde você quer ser mais produtivo? Que motivação você tem e quais os benefícios vai ter quando conquistar seu sonho, sua meta? Isso é realmente importante?

Veja que interessante. Quando me avalio e faço uma projeção do futuro com a meta alcançada, vejo e sinto os benefícios que terei e acabo me motivando no presente de tal forma a buscar a todo custo o meu melhor resultado faça chuva ou sol, frio ou calor eu vou buscar o que eu quero, só quando temos esse sentimento é que conseguimos questionar hábitos e sair da zona de conforto, e essa é a química que cria e acende o fogo na medida certa. A fusão do que eu quero com o que eu vou ganhar é que gera a combustão para ter atitudes de mudar hábitos e essa mudança é que vai ajudar a conquistar os melhores resultados e me tornar mais produtivo.

10 dicas para conquistar a produtividade

‍As dicas abaixo estão ligadas a algumas perguntas e o objetivo é passar dicas eficazes para aumentar a produtividade e a criação de metas que o ajudarão a iniciar a caminhada para melhoria do desempenho e consequentemente mais produtividade.

Dicas:

1- Defina claramente onde você quer ser mais produtivo. A pergunta a seguir pode definir seu objetivo e uma linha de chegada. Onde eu quero chegar de forma específica?

2 - Avalie o que você ganha tendo mais produtividade. Quando eu visualizo qual a satisfação e recompensa que conquistei com mais produtividade, sinto o quanto valeu e vale a pena tudo isso. O que eu vou ganhar sendo mais produtivo?

3- - Avalie o que você vai perder tendo mais produtividade. Quando eu visualizo quais as perdas e o que eu vou ter que abrir mão para ter mais produtividade, sinto se vale a pena tudo isso. O que eu vou perder sendo mais produtivo?

4 - Tenha um planejamento escrito para sua meta.

5 - Como fazer para atingir a meta? É importante identificarmos os passos e os caminhos por onde devemos percorrer e assim conseguir uma avaliação do trajeto e do tempo que vou precisar para conseguir chegar.

6 - Tenha atitude. Crie três ações com datas distintas e espaçadas de alguns dias, desta forma você desafia a procrastinação proporcionada atual. Qual será a primeira ação?

7 - Questione e analise o quanto falta para o atingimento da sua meta? O questionamento do tempo é importante, pois colocar uma meta distorcida de tempo e distância pode se frustrar em um curto espaço de tempo e não concluir essa ou nenhuma outra meta. Como exemplo algumas pessoas que querem perder peso ou parar de fumar.

8 - Lembre-se do que deu certo na sua caminhada até agora e o que pode ser feito para melhorar o que já está bom. Fazendo um link com a paixão nacional. Se eu bato falta bem com a perna direita o que eu devo fazer para me aprimorar? Continuar treinando a direita ou aprender com a esquerda. Com qual das duas eu serei mais produtivo?

9- Questione quais as ferramentas e ensinamentos serão necessários. É importante saber onde melhorar e aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos. O que você precisa aprender?

10- Questione seus hábitos. O que você conhece em você que te impede de mudar atitudes para conseguir melhores resultados (é insano conseguir fazer algo diferente agindo da mesma forma), então questione hábitos e rotinas que te impedem de melhores resultados. Valorize as conquistas dos objetivos alcançados e vibre com suas conquistas. É comum lembrarmos as derrotas pelas dores e marcas que elas causam, mas é importante ressaltar que ganhamos e temos muito mais vitórias do que derrotas durante as nossas vidas.

Espero que aproveite bem a leitura, reflita e responda as perguntas, mas se você pretende treinar para ter mais produtividade, assertividade e melhores resultados. Convido você a participar do treinamento A produtividade e o Líder na data mais próxima. Para ter mais informações entre em contato curtindo e comentado o texto.

Obrigado e até breve!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Elias Lima

    Elias Lima

    Especialista em gestão comercial e planejamento estratégico. Master PNL, Master Coach, Planejamento estratégico na FGV, Pós em Gestão pela qualidade
    café com admMinimizar