10 dicas de estratégia que o Corinthians pode ensinar para o mercado empresarial
10 dicas de estratégia que o Corinthians pode ensinar para o mercado empresarial

10 dicas de estratégia que o Corinthians pode ensinar para o mercado empresarial

O Corinthians campeão brasileiro 2015 passou por momentos de altos e baixos neste ano mas seu técnico usou estratégias importantes para não perder o foco e continuar em busca do sexto título brasileiro

Estamos vendo pela sexta vez o Corinthians comemorando seu título neste ano de 2015, muitos se alegram, zomba dos adversários e outros ficam se remoendo de raiva.

Mas quando olhamos de modo profissional temos que tirar a nossa emoção de lado e focar em que pontos foram importantes para essa conquista e mesmo eu torcedor do Santos seu arquirival procurei encontrar em pontos importantes que levaram não somente o Corinthians ao título, mas que ensina qualquer profissional a superar desafios e conquistar seu objetivo.

Citaremos 10 lições que podem ser observadas na equipe campeã e ser aplicada por qualquer profissional seja ele empresário, empreendedor ou profissional.

  1. Ter meta clara = Todo time entra em um campeonato para vencer mas isso não é o bastante, para se chegar em algum lugar deve se planejar de maneira equilibrada, evidenciando seus pontos fortes e prevenindo seus pontos fracos; O Corinthians fez isso tendo como objetivo ganhar um título no ano e chegar o mais alto na tabela de classificação,assim se queremos algo temos que planejar e não olhar para o que devemos encontrar no caminho e sim enfrentar todos os desafios existentes nele.
  2. Ter um líder = Toda conquista tem um líder, aquele que chama a responsabilidade, que cobra, que conversa, que incentiva, que cuida, o Corinthians teve Tite, uma pessoa já conhecida pela equipe mas disposta a assumir novos desafios mesmo já se tornando o técnico com o título mais importante da história do clube; Na área profissional não podemos ficar eternamente se vangloriando pelo que fizemos ontem e sim usar novos desafios para alimentar nossa própria capacidade de superar a cada dia as dificuldades e tornar a chave importante para o sucesso.
  3. Dificuldades = Conhecemos alguém bom nas dificuldades, pois é nela que é posto a prova todo conhecimento do profissional, isso aconteceu com Tite que chegou ao clube em um ano turbulento cheios de crises e incertezas, mesmo assim se interessou em assumir o time acreditando em seu crescimento e focando seus objetivos com todos; Profissional inteligente não espera aos coisas melhorarem e sim usa as dificuldades para provar o seu potencial.
  4. Derrotas = Derrotas fazem parte de qualquer equipe, o Corinthians esse ano sofreu duas eliminações para arquirivais (Santos e Palmeiras) em pleno estádio lotado e viu ainda ser eliminado por uma equipe sem expressão do mais importante campeonato internacional, parecia que tudo ia de mal a pior, mas quando se tem um líder tudo se renova em cada manhã, o time não se abateu continuou jogando bem e conseguiu levar o campeonato brasileiro; Derrotas fazem parte de qualquer profissional de qualquer área de atuação, derrotas devem servir como incentivo e oportunidade de encontrar os erros consertá-los e aplicar novamente de maneira assertiva, só assim se chega aos melhores resultados.
  5. Capacitação = Tite quando saiu do Corinthians procurou estudar e estagiou em times na Europa, algo que trouxe mais bagagem e maturidade aprimorando seus conhecimentos; No Brasil não fazemos bem o processo de capacitação, nem nas empresas nem no esporte, acreditamos que somos o país do futebol e que isso é um dom de Deus, porém vimos isso de forma diferente na Copa do Mundo, capacitação deve ser o ponto de partida de qualquer profissional que deseja vencer seja no esporte seja nos negócios.
  6. Tratamento da equipe = Em depoimento de jogadores, comissão técnica e diretoria todos falam bem de Tite, todos comentam que ele sabe tratar á todos seja ele o artilheiro, roupeiro, segurança ou diretor, isto caracteriza liderança perfeita, equilibrar egos e evitar conflitos ajuda no desenvolvimento de todos; Este é um dos maiores problemas nas organizações, líderes que não sabem liderar e pessoas mandonas achando que são maiores que as organizações, somente um líder equilibrado e apto a trabalhar com pessoas é capaz de orientar e saber podar á todos sem distinção de cargo ou função.
  7. Estudar seus adversários = Tite mudou passou de retranqueiro para um técnico armador capaz de enfrentar adversários diversos e prevalecer sobre eles conseguindo jogar bem e vencer, isto é conceito de estudar seus adversários e passar a todos da equipe de maneira inteligente; No meio empresarial conhecer seus adversários pode ser citado como conhecer seus concorrentes o que eles fazem para ser melhor que você, conhecer seus clientes e fazer o que for preciso para neutralizar as formas dos concorrentes com estratégias inteligentes e ousadas.
  8. Substituição de pessoas importantes = A equipe corinthiana perdeu jogadores importantes do elenco inclusive o artilheiro que marcou o gol do título mais histórico da equipe e teve que fazer do limão uma limonada, Tite reinventou a equipe apostou em jogadores desacreditados pela torcida e com muito treinamento conseguiu tirar o melhor de todos, até os mais desacreditados voltaram a fazer gols e jogar bem e desempenhar melhor suas funções; Substituição é algo comun no meio empresarial, profissionais que saem da empresa para concorrente, discordam e pedem para sair ou até mesmo realizam suas funções erroneamente e são demitidos, é a função do líder juntar os cacos e promover algo diferente mantendo o foco no objetivo e levar toda equipe as novas conquistas.
  9. Acredita no crescimento = Tite apostou em jogadores que nem mesmo a torcida dos mais fieis acreditavam, claro que isso foi desenvolvido com muito treinamento, conversa e feedbacks, ele acreditou e hoje todos viram o que aconteceu, os que não desenvolviam um bom futebol tiveram oportunidade e mostraram a diferença beneficiando a todos da equipe; Acredite no potencial de todos de sua equipe, procure treiná-los, oriente e dê feedbacks periodicamente, você verá seu crescimento rapidamente.
  10. Ser autêntico = Personalidade é algo visto na liderança de Tite em campo nos treinamentos e nas entrevistas, sabe a hora de brincar e de falar sério, não existe líder perfeito e nem líder infalível, existe líder capaz de adaptar situações e saber o momento certo de pedir desculpas, assumir o erro e chamar a responsabilidade.

Com estas dicas talvez não consigamos um título de futebol mas conseguiremos chegar com maturidade e assertividade aos nossos próprios objetivos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento