10 coisas que você não deve fazer no atendimento ao cliente

O atendimento hoje é considerado um instrumento vital para a conquista e manutenção de clientes e, consequentemente, a maneira de alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade.

Apesar de ser algo tão rotineiro, o atendimento ao cliente, pede alguns cuidados. Muitas vezes, por acreditarmos ser um trabalho – fácil, simples e natural - negligenciamos alguns cuidados. Inclusive, até nos equivocamos na escolha dos profissionais para desempenhar essa função. Porém, quando pretendemos atender com qualidade, buscando satisfazer as necessidades de nossos clientes é preciso competência. A seguir confira, segundo pesquisa, dez situações que os clientes reprovam por parte dos atendentes.

1. Nunca se irrite com um cliente. Ouça com atenção, repetindo as informações como se estivesse confirmando-as. Depois proponha soluções. O cliente percebe a irritação do atendente pela vibração da voz.

2. Nunca atenda um cliente chupando balas ou chicletes. Isso modifica o tom de sua voz e dá um ar de desleixo ao contato.

3. Nunca imite o sotaque do seu cliente (nem de brincadeira) respeite as regionalidades e dialetos, se não compreender algo pergunte.

4. Não seja negativo - Crises, mercado ruim, inflação, falta de dinheiro, etc. Tudo isso existe, porém evite falar sobre esses temas com seus clientes. Isso suga suas energias e o desmotiva.

5. Não compare seus clientes – Dê ideias, faça sugestões, incentive. Nunca diga ao cliente X que o cliente Y compra mais, é bom pagador, etc. Comparações assim são antiéticas e prejudicam seu negócio.

6. Não minta – Seja responsável por suas palavras e atitudes. Se não puder cumprir o que prometeu fale a verdade. Credibilidade é tudo!

7. Não crie intimidade – O excesso de intimidade é prejudicial. Geralmente os clientes levam a relação comercial para outro lado dificultando futuras negociações.

8. Nunca trate um cliente com indiferença e frieza – Os clientes querem encontrar cortesia, gentileza e empatia no atendimento. Atitudes frias causam distanciamento.

9. Não deixe o cliente esperar – Seja ao telefone ou pessoalmente, evite deixar o cliente esperando. Atenda prontamente. Se não puder atendê-lo informe-o e, depois retorne o mais breve possível.

10. Não use linguagem técnica/interna – Forneça informações de forma didática, certificando-se de que o cliente compreendeu o que foi dito. Simplifique a comunicação.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento