10 anos da Lei de Estágio: vamos celebrar!

No dia 25 de setembro celebramos 10 anos da mais recente Lei Federal que rege os estágios no Brasil. Temos o que comemorar? Certamente!

Ao longo desse tempo, vi todas as partes que compõem a engrenagem do estágio – estudantes, empresas, instituições de ensino e agentes integradores – ficarem mais cientes dos seus papeis, direitos e deveres. Com isso, a cada ano o mercado recebe programas de estágio mais robustos, preocupados com os jovens profissionais que estão formando para suas organizações e para o mundo do trabalho.

Um dos destaques dessa lei, de número 11.788, foi a criação do recesso remunerado, oferecendo ao estagiário a oportunidade de descansar entre renovações de contratos, tendo garantida essa pausa necessária e super bem-vinda! Outro ponto muito relevante é a obrigatoriedade do pagamento da bolsa-auxílio e do auxílio transporte, fazendo com que o estudante receba uma ajuda de custos e possa iniciar sua carreira com um apoio não só no seu desenvolvimento, mas também financeiro. Em última pesquisa que realizamos aqui no Grupo Capacitare, o valor médio de uma bolsa-auxílio para estágios de graduação de 6h/dia está em torno de R$ 1.100,00.

Mas não ganharam só os estudantes. Importante destacar que o estágio no Brasil é a união de quatro pontos e que eles, juntos, transformam sonhos em carreiras. Empresas oferecem oportunidades e investem em formação e desenvolvimento para seus quadros e futuras lideranças; instituições de ensino disponibilizam para seus alunos a chance da prática e da transformação de todo conteúdo e conhecimento em realização; e os agentes integradores, importantes parceiros, fazem com que tudo se conecte, garantindo a legalidade do estágio, as melhores práticas para as organizações e a vivência única da busca por uma experiência em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

São 13 anos vivendo, intensamente, a formatação e operacionalização de milhares de programas de estágio, tendo visto passar por mim mais de 20 mil vagas em todo o país e uma imensidão de milhares de jovens ávidos por experiência e aquela chance de dar o pontapé inicial em suas vidas profissionais. Indescritível ver o brilho nos olhos, a vontade de aprender e a emoção quando recebem a tão sonhada notícia de que foram aprovados.

A Lei de Estágio trouxe a segurança de atuarmos, todos, de forma transparente e interligada. Mas, muito além de um contrato ajustado e que proteja as partes envolvidas, temos a emoção da conquista, a alegria do autodesenvolvimento e a contribuição efetiva de que oportunidades de crescimento estão sendo criadas. Então, vamos aproveitar... E celebrar!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Débora Nascimento

    Débora Nascimento

    Débora Nascimento é especialista em Recursos Humanos e diretora geral do Grupo Capacitare. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, com pós-graduação em Marketing Direto e Eventos, pela FGV-RJ, atua há 13 anos no Capacitare, como Diretora Geral, liderando as áreas de negócios, marketing e recrutamento e seleção. Ministra palestras e treinamentos em diversas instituições, congressos e universidades, sendo especialista em temas como Planejamento de Carreira, Marketing Pessoal, Networking e Comunicação Empresarial/Corporativa. Foi palestrante convidada na Rio+20, conferência das Nações Unidas (ONU) para desenvolvimento sustentável, onde falou sobre “Green Jobs”. Em sua carreira, atuou em empresas como Infoglobo, NET e Oticon, além de participar de projetos como Rock in Rio e a Rio 2016. Como voluntária, integrou o Comitê de Criação do CONARH (segundo maior congresso de Recursos Humanos do mundo) e é a atual Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ).
    café com admMinimizar