07 segundos é tudo que você tem para causar uma boa impressão
07 segundos é tudo que você tem para causar uma boa impressão

07 segundos é tudo que você tem para causar uma boa impressão

Descubra o que os pesquisadores sabem a respeito disso

Você já se perguntou quanto tempo você tem para causar uma boa primeira impressão?

Essa era uma pergunta que eu mesmo me fazia e vi muitas pessoas com essa mesma curiosidade, então decidi estudar bastante a respeito, agora quero compartilhar um pouco do que descobri sobre esse tema!

Estudos dos psicólogos Alexander Todorov e sua colega Janine Willis da Universidade de Princeton nos EUA, mostram que durante uma interação, o tempo para se causar uma boa impressão são exatamente 07 segundos. E essa primeira impressão é solidificada em 04 minutos.

Alex Todorov professor de Psicologia da Universidade de Princeton descobriu que as pessoas respondem intuitivamente a rostos tão depressa que a parte racional da mente pode não ter tempo de interferir na reação - e que as intuições sobre atratividade e confiabilidade são as que se formam mais rápido.

“A ligação entre as feições do rosto e o caráter podem ser tênues, mas isso não impede que nossas mentes julguem outras pessoas no primeiro olhar”, disse Todorov.

“Decidimos muito depressa se uma pessoa tem as características que julgamos importantes, como simpatia e competência, mesmo sem termos trocado uma única palavra com ela. Parece que está gravado no cérebro tirar essas inferências de forma rápida e sem refletir”.

A partir desses 04 primeiros minutos torna-se extremamente difícil remover essa primeira imagem concebida pelas pessoas a seu respeito.

Lembre-se, nosso cérebro trabalha por imagem e nossa memória é associativa e o cérebro não está preparado para separar o real do imaginado, sendo assim, essa imagem da primeira impressão fica ancorada em nosso inconsciente e pronta para vir à tona assim que nossa neurologia for estimulada.

O cérebro vai lutar ao máximo para manter essa primeira impressão solidificada e vai negar toda e qualquer outra informação contrária a essa impressão consolidada.

Agora, imagine você conhecendo uma nova pessoa e a primeira impressão não foi positiva, a partir de então você vai ficar com o pé atrás sobre essa pessoa, e se alguém disser algo contrário ao que você acredita, automaticamente, você vai ignorar tais informações pois agora você inclusive já adquiriu um viés e toda e qualquer informação que vir dessa mesma pessoa você vai colocar sua interpretação já estabelecida sobre a mesma.

Sendo assim, fique atendo sobre como quer ser percebido no mundo em que vive.

Para concluir quero te contar uma história que ilustra todo o material acima, certa vez marquei uma reunião com a equipe de uma conceituada faculdade Brasileira, essa oportunidade poderia fazer com que a minha empresa fechasse um Workshop para os profissionais da Unidade em Goiânia, além do uso daquele polo para execução de cursos, ou seja, havia muitas outras oportunidades em jogo.

Organizei meus recursos, e alinhei o meu conhecimento sobre o material acima para apresentar e solidificar a melhor primeira impressão possível.Uma hora e meia de reunião depois, o saldo foi o seguinte: Workshop fechado, uso do polo fechado e a diretora e uma colaboradora inscritas no meu programa de Formação daquele ano.

Qual foi a diferença que fez a diferença?

O uso correto e preciso de como construir uma primeira impressão alinhada com a qualidade do material que eu já tinha para passar.

Agora me conta aqui embaixo, e você, em quais situações já criou uma primeira impressão como gostaria e em quais situações você poderia ter modificado alguns pontos para criar uma primeira impressão mais poderosa e alinhada com o que você queria?

Até o nosso próximo artigo!

Me siga nas redes sociais:

Instagram: @WillianMagalhaesOficial

Facebook: @WillianMagalhaesOfical

Youtube: Youtube.com/WillianMagalhaesOficial

Linkedin: @WillianMagalhaesOficial

Atenciosamente, Willian Magalhães.

Willian Magalhães | Master Trainer em Coaching, Programação Neurolinguística - PNL e Hipnose

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento