3 segredos para o sucesso do seu restaurante que você pode aplicar agora
3 segredos para o sucesso do seu restaurante que você pode aplicar agora

3 segredos para o sucesso do seu restaurante que você pode aplicar agora

Ferramentas simples que podem facilitar sua gestão, resultados e também facilitar seu dia a dia

Segredo 01: Tenha ficha técnicas

A ficha técnica é a base de toda a sua central de custo. Uma ficha técnica muito bem feita facilitará o processo de compras, pré-preparo, e preparo, e o mais importante, formaliza o custo e a receita de cada prato. As fichas técnicas facilitam também a padronização receita e também o treinamento da equipe, ou de um membro novo.

Porém o trabalho com a ficha técnica não termina com a mesma em si. Ele termina quando é feito todo o controle de compras até o descarte, para sabermos o custo total do insumo, e por quanto ele pode ser vendido no mercado.

Segredo 02: Tenha uma sinalização na calçada

Parece bobo e simples. E funciona! Tenha uma sinalização na calçada apresentando a promoção do dia e convidando pessoas a consumirem no restaurante. Principalmente se seu bar e restaurante estão pouco visíveis da rua. É um chamativo tanto ao hóspede que ao sair vê a placa, quanto ao público passante que sem uma comunicação dirigida, jamais vai entrar e consumir no hotel.

Por pesquisas que fizemos com projetos anteriores, o público passante pode adicionar de 10 a 30% de receita no seu A&B total, então comunique que seu restaurante está aberto ao público.

Segredo 03: Treine sua equipe para vender e recompense por resultados

Primeiro, você controlou custos, e então colocou a placa na calçada e fez mais algumas ações de marketing na região. O público, por curiosidade, começa a visitar bar/restaurante. Agora você precisa ter estratégias de retenção.

Na chegada dos clientes, faça a apresentação da casa e das opções do almoço, terminando pela sugestão do chef ou prato do dia. Durante o atendimento, fique atento principalmente ao consumo das bebidas, para assim que o cliente terminar, poder oferecer algo a mais. No final da refeição, o café expresso e uma sugestão de sobremesa é essencial, já que ambos possuem uma alta rentabilidade.

Na saída apresente os outros serviços do espaço: eventos, happy hour, café da manhã, delivery etc. Pergunte também sobre a opinião do cliente e escute de forma sincera, ofereça algum desconto ou promoção para ele utilizar em uma próxima visita.

Estas são alguns passos cruciais para junto da jornada do cliente pelo seu negócio, você ter uma jornada de up-selling e cross-selling de forma natural e orgânica que ajudam a fidelizar o seu público.

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