02 motivos que atrapalham seu ROI em promoção

Em momentos de crise um dos primeiros itens que pequenas empresas e comércios cortam ou reduzem drasticamente os investimentos, é a divulgação*. Mas isto pode ser um grande erro, pois ao agir dessa forma a empresa deixa de se mostrar ao mercado. E como diz o ditado popular: "quem não dá assistência, abre espaço para concorrência..."

Em momentos de crise um dos primeiros itens que pequenas empresas e comércios cortam ou reduzem drasticamente os investimentos, é a divulgação*. Mas isto pode ser um grande erro, pois ao agir dessa forma a empresa deixa de se mostrar ao mercado. E como diz o ditado popular: "quem não dá assistência, abre espaço para concorrência..."

Um dos principais motivos alegados para a decisão dos cortes é a falta de retorno de tais investimentos. Não é raro ouvir comerciantes dizerem que propaganda é besteira, ou que não gostam da propaganda.

Crédito imagem: Freepik

Quais seriam os motivos da falta de retorno?

Posso mencionar 02 grandes motivos, que ao meu ver, poderiam ser as respostas:

01 - Investimento mal feito ou sem nenhum planejamento;

02 - Falta de controle sobre o retorno do investimento (se você não controla, como poderá saber que não houve retorno?).

Imagine a cena: você está em um clube de tiros praticando tiros ao alvo. Porém, no momento em que você vai atirar, decide fechar os olhos, girar em torno de si mesmo algumas vezes e sair atirando. Garanto que será um caos! Provavelmente você não acertará o alvo correto! (e sairá de lá algemadoJ ) Se você não conferir o alvo, também não saberá se o acertou. Afinal de contas, é muito difícil acertar o alvo dando tiros às escuras, e é mais difícil ainda saber se acertou o alvo se não conferir a trajetória do projétil!

Infelizmente muitas pessoas fazem exatamente deste modo em suas empresas.

Um comerciante, por exemplo, buscará o melhor ponto comercial (ao seu alcance) para sua loja, os melhores fornecedores, vendedores qualificados, bancos com melhores taxas, melhores programas de controle de estoque e fluxo de caixa, e outros tantos aspectos extremamente importantes para o funcionamento da empresa, mas na hora de investir na divulgação de sua empresa ele "fecha os olhos", "atira" para todos os lados e nem confere o alvo para ver se acertou!

Pensando deste modo, é fácil entender por que ele se frustra: os resultados dos investimentos em aspectos operacionais podem ser medidos objetivamente e sem muito trabalho, enquanto nem sempre é tão fácil medir os resultados de investimentos em divulgação. Logo, segundo sua lógica, (e pela dificuldade de medir os resultados advindos da divulgação), investir em divulgação não compensa por que não dá resultados (e se der, dificilmente saberá).

É necessário ter em mente que investir sabiamente em divulgação e mirar o alvo corretamente não é coisa apenas para empresas ou comércios de grande porte, além de ser extremamente necessário para quem pretende investir em divulgação!

É importantíssimo que a verba destinada a divulgação seja usada com sabedoria e da melhor forma possível, principalmente em período de crise, que é um momento em que mais do que nunca, cada centavo conta muito para quando precisamos reduzir gastos para acompanhar a queda de faturamento. Não podemos pensar que serviços de qualidade devam ser restritos apenas para grandes empresas. Em qualquer cidade existem muitos comércios com ótimos serviços e produtos que merecem e devem ser divulgados da melhor forma possível.

O problema está na mentalidade. Fazer comunicação de qualquer modo, trará qualquer resultado. E qualquer resultado nunca é o suficiente quando existem tantos concorrentes bons por aí.

Portanto, se você tem uma empresa e pretende investir em comunicação e divulgação, pense bem. Faça bem feito. Caso não consiga fazer internamente, contrate empresas especializadas, pois às vezes, além de sair mais em conta do que contratar um funcionário apenas para isso, contará com uma equipe especializada.

Não se esqueça de pesquisar muito e pedir recomendações antes de contratar uma empresa de comunicação para não escolher errado e se frustrar mais ainda.

*Utilizei apenas o termo divulgação por me referir a estratégias voltadas apenas ao "P de promoção" do mix de marketing de uma maneira muito superficial. Não utilizei marketing ou outro termo para não me aprofundar muito no tema, pois a intenção do texto não é aprofundar em assuntos relacionados a marketing ou estratégias e campanhas publicitárias, mas apenas da importância de investir sabiamente em qualquer tipo de divulgação.
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