Ética: a política, os negócios, a filosofia e a religião
Ética: a política, os negócios, a filosofia e a religião

Ética: a política, os negócios, a filosofia e a religião

Onde entra a ética nos negócios ou melhor dizendo, será que ela realmente se enquadra em algum lugar?

A ética nos negócios está rapidamente se tornando o assunto in, substituindo as responsabilidades sociais do passado. A ética nos negócios está, agora, sendo ensinada em departamentos de filosofia, escolas de administração de empresas e seminários teológicos. Há incontáveis seminários sobre o tema, palestras, artigos, conferências e livros, sem mencionar as muitas tentativas sérias de incluir a questão da ética nos negócios na jurisprudência. Mas o que é exatamente ética nos negócios? E o que ela poderia ou deveria ser? É só mais uma moda passageira e apenas o último round do antigo e sanguinolento desporto americano de atormentar as empresas? Há algo mais a se dizer da ética nos negócios além do chamado do pastor revivalista ao pecador para que se arrependa? E, se há realmente algo que se poderia chamar de ética nos negócios e que se poderia levar a sério, o que seria?

Afinal, a ética não é uma descoberta recente. Ao longo dos séculos, os filósofos, em sua luta com o comportamento humano, desenvolveram diferentes abordagens da ética, cada uma levando a diferentes conclusões, na verdade a regras de comportamento conflitantes. Onde entra a ética nos negócios ou melhor dizendo, será que ela realmente se enquadra em algum lugar?

A confusão é tão grande - e o nível de ruído maior ainda - que talvez seja oportuna uma tentativa de entender o que seria ética nos negócios, e o que não seria, à luz das principais perspectivas que os filósofos adotaram ao longo dos tempos ( embora a única qualificação que Peter F. Drucker dizia ter para fazer uma tentativa seja que em uma época, muitos anos antes de alguém sequer pensar em ética nos negócios, lecionou filosofia e religião, quando trabalhou arduamente nas emaranhadas questões da ética política ). Outras informações podem ser obtidas no livro Os novos desafios dos executivos, de autoria de Peter F. Drucker.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.