É verdade que engenheiros roubam cargos de quem é formado em administração?
É verdade que engenheiros roubam cargos de quem é formado em administração?

É verdade que engenheiros roubam cargos de quem é formado em administração?

Para você não correr esse risco de ter seu cargo roubado, você que tem que direcionar a sua carreira, focar e adquirir conhecimentos e habilidades únicas para aquela área de atuação

Depois de entrar em um grupo de Whatsapp de administradores e ver uma discussão que engenheiros estariam roubando cargos de administradores decidi escrever esse artigo sob minha visão a respeito do tema. Pois bem, eu sempre ouvi essa história durante a graduação de que engenheiros pela formação são aptos a qualquer cargo em qualquer empresa e por isso são preferidos pelos recrutadores e acredito que eu como pessoa formada em engenharia e que cursou alguns períodos de administração tenho know-how para expor um pouco sobre esse tema.

Na engenharia elétrica eu estudei algumas matérias de humanas e algumas matérias de administração, mas nenhuma focada em administração de empresas, nada focado na atividade fim de administrar uma empresa. É partindo disso que inicio explicando que a Engenharia e o curso de Administração de Empresas são dois cursos que possuem focos completamente distintos. O que você irá fazer, o objetivo final, o foco e o trabalho fim de um engenheiro e de um administrador de empresas é bem diferente. Começando pela grade dos cursos que possuem coisas em comum, mas também que também tem matérias bem diferentes. Já que dizem que um engenheiro pode ser um administrador, mas não vice versa, vou citar matérias importantes para a atividade fim de um administrador de empresas que um engenheiro nem sequer ouviu falar durante a graduação que são os conteúdos tais como os de direito, contabilidade, organização e marketing. Nada disso é visto em engenharia. Se você for mostrar para um engenheiro um balancete ele não irá entender absolutamente nada e nem mesmo saberá o que terá de fazer. Até ele aprender o crédito-débito... Engenheiros criam coisas e administradores de empresa administram empresas. É esse o objetivo final desses dois cursos.

O que acontece é que existem vários cargos no mercado de trabalho com atribuições diferentes, com exigências técnicas diferentes com trabalhos mais e menos específicos. Quando você entra em uma disputa por cargos onde não são exigidos muitos conhecimentos específicos de um Administrador de Empresas você passa a concorrer com pessoas que são de outras áreas. Ás vezes o cargo exige tão pouco conhecimento que você passa a competir até com pessoas que não possuem sequer o nível superior que têm experiência e resultados naquele cargo. Quanto menos específico você for, menor é sua vantagem competitiva e com mais pessoas você irá ter de competir. Eu não precisaria citar que também você irá competir por salários mais baixos. Certo? É exatamente isso que acontece com engenheiros e administradores de empresas. Simplesmente o que você faz, um engenheiro também consegue fazer e ás vezes faz até melhor.

Para você não correr esse risco de ter seu cargo roubado, você que tem que direcionar a sua carreira, focar e adquirir conhecimentos e habilidades únicas para aquela área de atuação. Isso não é a faculdade que irá fazer por você. Somente você é capaz de tomar as rédeas de sua carreira e direcioná-la. Fazer isso envolve saber muito bem o que você quer fazer, aonde quer chegar, estudar e trabalhar muito para fazer algo que só você sabe fazer. Seja em qual curso for, se você direcionar seus estudos e seu trabalho, ninguém, muitos menos uma pessoa de outra área vai conseguir roubar seu cargo. É essa a realidade.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento