Muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual, apesar de todos os esforços, não são vistas como líderes. Segundo Henri Fernandes Cardim, consultor de negócios especialista em coaching e executivo à frente da HFC Consultoria & Treinamento, há atitudes clássicas que podem afetar a vida profissional e impossibilitar um almejado cargo de chefia. Veja abaixo os 17 erros mais comuns: 1 – Postura de escravo: ter atitude passiva, acreditando que apenas quando for promovido precisará mudar. 2 – Puxa saco: pensar que será promovido por rir das piadas do chefe é um erro. 3 – Conhecimento pífio: não estudar e não se atualizar, mas imaginar que ninguém nota. 4 – Medo de errar: o medo de decidir é falha grave. 5 – Pai e chefe: Confundir chefe com pai. 6 – O príncipe: achar que tem o direito à vaga apenas por ser herdeiro ou por se sentir especial. 7- Infantilidade: postura imatura em reuniões acaba com boas oportunidades. 8 – Menosprezar projetos pequenos: fazer com desdém por achar fácil, esquecendo que, independente do tamanho, o que se mede é empenho e resultado. 9 – Falta de foco: Trabalhar apenas por dinheiro, sem visão de carreira de médio e longo prazo; 10 – Previsível: entregar apenas o que é solicitado, sem superar as expectativas do superior imediato; 11 – Pata ou galinha: exercer o marketing pessoal de maneira equivocada. Botar ovo pequeno (galinha) e fazer escândalo, ou botar ovo grande (pata) e ficar quieto. 12 – Salto alto: logo após assumir a posição, deixa a humildade de lado e passa a ser o carrasco. 13 – Sabe tudo: Ter o impulso de responder tudo imediatamente, acreditando que esperam dele respostas rápidas apenas. 14 – Largar: abandona a tarefa e não acompanha, assim tenta se isentar da eventual falha. 15 – Indisciplina: acreditar que por se tornar líder pode ser ou continuar sem disciplina; 16 – Guardar tudo na cabeça: dispensar uso de agenda por acreditar que tem memória fotográfica ou não saber usá-la. 17 – Inflexível: acreditar que por ser chefe não é necessário ser flexível e negociar com a equipe.